A vida, o universo e os nerds.

Por: Eduarda “Duda” Santos

Nerd? O que é isso? Existem muitos conceitos criados por aí, mas a verdade é que desde antigamente criou-se um conceito que nerd é um “personagem cômico, geralmente magrelo, e com alguns problemas cognitivos para determinados assuntos” (Caio Carvalho, 2012). Basicamente um ser antissocial que usa óculos enormes e sofre na escola, mas é super inteligente. Não é à toa que a mídia se apossou disso para criar filmes onde os nerds estavam sempre por baixo dos populares, que possuíam muitos amigos, eram super bonitos, mas pouco inteligentes. Essa mesma mídia pode ter sido um dos principais motivos para a popularização dessa cultura, quando transformaram os nerds, que eram sempre deixados de lado, em personagens que acabavam salvando o dia.
Existe também um termo chamado Geek, que, ouso dizer, é basicamente um nerd evoluído, apesar de existirem conceitos que os divergem. Segundo o Caio Carvalho do Olhar Digital “os traços de um geek são mais centrados que os de um nerd. Eles possuem estilos de vida mais específicos e se tornam experts naquilo que gostam […]. Seus gostos pessoais incluem videogames, filmes, colecionar objetos, paixão por gadgets e tecnologia, computação, códigos, hacks, música eletrônica, entre outros. Além disso, costumam usar camisetas com frases irônicas e engraçadas”.
A verdade é que: você se considere nerd ou geek, ambos possuem gostos em comum. Para demonstrar isso fizemos um questionário, que contaram com um total de 173 respostas, perguntando se elas gostavam dos interesses que nerds normalmente possuem. Dá uma olhada nos resultados abaixo:

É importante percebermos que a maioria possui mais da metade desses interesses que “constituem” um bom nerd. Aproveitamos para perguntar quantos deles costumam acompanhar os lançamentos e as novidades, afinal, um nerd gosta de se manter atualizado em tudo o que diz respeito às suas paixões, e 141 pessoas disseram estar sempre acompanhando de perto. Mas será que esse interesse é verdadeiro e acompanham porque gostam ou são levados pela hype? 92% das respostas disseram que seus interesses à cultura nerd são reais e que não costumam agir sob influência de outras pessoas. No entanto, quando perguntamos o quanto a cultura nerd/geek influenciam em suas vidas o resultado foi esse: 43 pessoas disseram que são pouco influenciadas, mas podemos dizer que estão apenas iniciando no mundo nerd. 64 pessoas disseram que são bastante influenciadas, mas nem tanto. Elas devem estar ajustando essa cultura à suas vidas, imagino. 66 pessoas disseram que são muito influenciadas, esses sim são nerds de carteirinhas. Aposto como eles contaram as referências em nossa marca.

Independentemente do que digam, se aceitando como nerd/geek ou não, quase todo o mundo tem uma parte dessa cultura, e o processo de globalização tem destacado muitas personalidades que provam isso, principalmente quando se trata de tecnologia. É ou não é um motivo de orgulho?

Hasta la vista babys.

E ah!, se o universo estiver pra acabar enquanto você lê essa matéria NÃO ENTRE EM PÂNICO, tudo o que você precisa ter em mãos é só uma toalha.


29 comentários sobre “A vida, o universo e os nerds.

  1. CODcrazyman disse:

    Trabalho incrível, to acompanhando de perto e a cada coisa nova que sai, me surpreendo com o trabalho de vocês,
    e a criatividade meus parabéns kkkk.
    “Que a força esteja com vocês”.

    Curtido por 1 pessoa

  2. euexpresso1 disse:

    Muito bom o texto e ótimas referências para a gente se situar, parabéns!
    Sempre gostei da cultura geek msm antes de saber conceituá-la. Sempre amei animes, mangás, fazer colação de bonequinhos do Digimon e Pokémon, foi uma fase ótima! Até hoje acompanho os animes e sou fiel aos mais antigos, haha.

    Curtido por 1 pessoa

  3. YaoiFandon disse:

    Amei a matéria…
    Vocês conseguiram descrever de um modo tão descontraído, um assunto que me deixava confusa… Não sou a descrição de Nerd ou Geek, mas posso dizer que fico no meio termo do primeiro…
    Estarei acompanhando de perto seus trabalhos….
    Ganbatte!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Liv disse:

    Desde criança eu me identifico muito com a cultura nerd/geek, mas ainda era uma coisa não muito popular no Brasil. Hoje em dia, graças a filmes da Marvel e DC e a popularização de seriados, a gente tem ganho mais espaço. Adorei a matéria!
    Bjos corvinos

    Curtir

  5. Hanna Books disse:

    Que post meus amigos! Simplesmente amei! Queria colecionar aqueles funkos, acho todos lindíssimos, porém sou linda, não rica! Então coleciono livros, principalmente romances de época!

    Curtir

  6. Hanna Carolina de Paiva disse:

    As pessoas ficam com essa frescura de nerd pra lá, nerd pra cá, ainda influenciadas pelos filmes. Mas a verdade é que todo mundo tem um pouco de nerd/geek, mesmo que não admita. Confesso que da sua pesquisa, o que não curto são apenas games e cosplay. De resto, sou uma nerd/geek assumida, especialmente por colecionar miniaturas e amar um livro de fantasia. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    Curtir

  7. Ana Claudia Soriano de Angelo disse:

    Uau! Quantas ótimas orientações sobre ser um nerd! Muitas pessoas têm dúvidas, e/ou, seguem o primeiro padrão que você definiu! Adorei!
    Seu post foi muito bem ilustrado, nos informando com capricho! Eu amo! Ah, no gráfico e no destrinchar dele você deu um show! Parabéns!

    Curtir

  8. Debora Sapphire disse:

    Eu simplesmente adorei essa publicação: “A VIDA, O UNIVERSO E OS NERDS”. Gostei muito de poder conferir aqui o questionário feito, para melhor análise e comparação dos gostos e interesses em comum de ambos os termos usados nerd, ou geek. Achei essa publicação além de criativa, muito informativa também. Eu sempre me considerei uma geek, o que faz parte da minha cultura e personalidade, já há algum tempo. Muito bom!

    Curtir

  9. Carol - Reino de Papel disse:

    Excelente artigo, parabéns pelo trabalho!
    Sinceramente, já me irritei um pouco por conta dessa popularização dos nerds. Sou da época em que ser nerd (que na época era cdf) era ser visto como estranho e impopular, então me irritou um pouco quando virou modinha andar por aí com camisetas de séries e filmes e se autointitular “nerd”.
    Mas essa época de irritação passou, acho interessante que a ideia de ter algum tipo de cultura e buscar o conhecimento seja popular. Também é legal agora ter com quem conversar sobre viagens espaciais e a utilização da toalha!!

    Curtir

  10. Milena Albergaria disse:

    Ahhhh que orgulho ver matérias tão bem feitas vindo de colegas ♡
    Como não-nerd, muito menos geek, percebo que apesar de não ser público-alvo, consegui compreender a linguagem que vcs usam aqui. Adorei!!!

    Curtir

  11. Ana Elisa Monteiro disse:

    Parabéns pelo conteúdo. Achei muito legal você ter feito a pesquisa, e foi bem interessante os dados que conseguiu com ela. Não me considero “nerd” ou “geek” mas acabei de perceber que tenho muitas características em comum e que para muitas perguntas responderia sim.

    Curtir

  12. Glauber disse:

    Amei o blog de vcs. E acho que essa matéria tem tudo a ver comigo. Pois curto muitos jogos, motion grapch, animações entre outros. Ser nerd ñ é ser estranho e sim diferente, pois mim considero um, vcs fizeram eu ter orgulho de mostrar isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s